Mal a gente engravida e já vem alguém perguntando como será depois que a licença maternidade acabar: babá ou creche?! A mãe que ainda nem tem o seu filho nos braços é obrigada a antecipar esse sofrimento e refletir sobre o assunto. Babá tem que ser de confiança. Creche é difícil de conseguir vaga. São muitas opiniões e experiências a considerar.

Passado esse dilema inicial, se você optou pela creche, a primeira dica é começar a pesquisa no primeiro trimestre de gravidez. Dependendo da cidade e do bairro em que mora, a oferta pode não ser grande. Por isso, se você não se antecipar, pode acabar sem vaga para seu baby.

Faça um levantamento das creches que tem nas redondezas de sua casa e escolha quais visitar. Se preferir, a creche também pode ficar perto do seu trabalho. Na hora de fazer a lista, leve em consideração a sua rotina, os meios de transporte utilizados e como fará para incluir o mais novo integrante da família na sua rotina. Quem irá levar o bebê para creche? E buscar? Qual horário? Será necessário contar com o apoio de algum familiar? É válido destacar que bebês e crianças pequenas não tem paciência para ficar sentados na cadeirinha por muito tempo.

Terminada a lista de candidatas a creche do seu filho(a), agora é hora de começar a pesquisa de campo. Quando fui visitar as creches para o Biel, não liguei agendando visita. Marido e eu chegamos sem avisar e fomos bem recebidos na maioria, apenas duas não receberam a gente e confesso que nem voltei depois. Na época, um profissional do ramo me falou para desconfiar da creche que não quiser te receber sem aviso prévio.

Chegando na creche, durante a sua visita, aproveite para observar:
– O humor dos funcionários, como eles se tratam e se são carinhosos com as crianças.
– Como as crianças estão se comportando? Elas estão brincando, alegres e limpas?

Além dessas observações, segue abaixo algumas dicas de perguntas ou pontos a serem levados em consideração na hora da visita:

A creche é legalizada? Possui segurança nos espaços?
Funciona legalmente? Existe há quantos anos? Pergunte para seus vizinhos e pessoas da região se possuem boas referências da instituição. Como são os espaços da creche? Eles possuem telas de proteção nas janelas? Os espaços foram projetados pensando nos pequenos, em sua segurança?

Qual linha pedagógica que a instituição segue?
Se você se identifica por um tipo de linha pedagógica (tradicional, construtivista, montessoriana, waldorf, etc), procure saber qual linha que a instituição segue, veja se está de acordo com o que que você acredita.

Possui equipe técnica especializada? Os educadores possuem formação acadêmica?
 Psicólogos, pedagogo, médico, nutricionista, professor, auxiliar de creche, faxineiro, auxiliar de enfermagem e cozinheira. Converse com a coordenação pedagógica, entenda como funciona o dia a dia, quais são os profissionais que estarão em contato com seu filho. Procure saber se os profissionais envolvidos possuem formação, especialização.
Qual é  a relação de criança/profissional, considerando professor e auxiliar?
Retirado do site da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil):

“I – Na faixa etária de zero a um ano e onze meses, para cada grupo de até vinte quatro crianças, em espaços físicos distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para cada grupo de até seis crianças;
II – Na faixa etária de dois anos até dois anos e onze meses, para cada grupo de até vinte quatro crianças, em espaços físicos distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até quinze crianças e dois auxiliares, a partir da décima sexta criança;
III – Na faixa etária de três anos até três anos e onze meses, para cada grupo de até vinte e quatro crianças, em espaços físicos distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até vinte crianças e dois auxiliares, a partir da vigésima primeira criança;
IV – Na faixa etária de quatro anos até cinco anos e onze meses, para cada grupo de até vinte e cinco crianças, em único espaço físico, um professor.”
A cozinha e a dispensa são abertas a visitação?
Verifique as dependências, analise a limpeza e conservação do local.

As salas possuem janelas amplas?
Bebês possuem um sistema imunológico frágil e por isso é importante que as janelas das salas sejam amplas e que fiquem abertas o tempo todo! Janela ampla e aberta é sinal de sol entrando e ar circulando. Mesmo no verão! Pode ter ar condicionado, mas as janelas devem estar abertas. Na creche do Biel, no verão eles ligam o ar, mas as janelas continuam abertas. Isso é fundamental para evitar que doencinhas sejam propagadas facilmente.

Vocês seguem as orientações do pediatra em relação a alimentação?
Peça para ter acesso ao cardápio da creche, veja se concorda com a alimentação oferecida. Caso seu filho tenha alguma restrição alimentar, pergunte se eles seguem a sua indicação e do pediatra.
Na creche do Biel, eu não concordava com parte da alimentação do berçário e eu mesma fiz um documento proibindo alguns itens. Chegaram a questionar perguntando sobre o atestado do pediatra, mas expliquei que não era só o pediatra que tinha autoridade sobre o que meu filho comia ou não comia e cortei todo e qualquer tipo de açúcar e farinhas lácteas.
Como é feita a esterilização dos itens utilizados?
Os itens são esterilizados na escola ou são enviados para casa? A indicação para babies pequenos, é que todo o material de uso pessoal como mamadeira, chupetas e copos de transição sejam higienizados em casa. 

Os bebês fazem quantas refeições por dia?
Colação, almoço, lanche e janta para um bebê que fica em tempo integral. Avalie o tempo que quer deixar seu filho na creche e pergunte quantas refeições são oferecidas e os horários.

Se eu mandar o meu leite materno, vocês oferecem para meu filho (a)?
Muito importante para bebês que entram antes dos seis meses na creche. A indicação é que aconteça o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. A creche incentiva? respeita? como eles oferecem? como eles descongelam o leite? 

Como é feita adaptação dele (a) na creche? uma semana? 15 dias?
Pergunte como é feita adaptação, principalmente para você mãe ou pai ficarem tranquilos. Bebês pequenos não costumam ter dificuldades, mas as vezes o nosso coração fica tão apertado e inseguro que os babies sentem e podem ficar ansiosos/nervosos. O importante é vocês estarem seguros da decisão para passar confiança para eles. 

De quanto em quanto tempo os brinquedos são esterilizados?
Como os bebês levam tudo na boca, pergunte qual a frequência e como eles fazem para higienizar os brinquedos. 

Como é trabalhado a psicomotricidade dos bebês?
Possui aula com profissional especializado? Quantas vezes na semana? Qual tempo de duração? Que tipos de estímulos e brincadeiras são feitas para um bebê da idade X.

Como eu me comunico com a educadora? ela vai relatar como foi o dia do meu filho (a)?
Normalmente a creche oferece uma agenda e toda comunicação é feita através dela. Número de evacuações, sonecas (tempo de duração e horários), como foram as refeições e outras informações, assim como a mãe/ pai devem escrever na agenda se possuem alguma recomendação, ou algo diferente na rotina do bebê. 

Como é feito nos casos de emergência médica?
Normalmente eles ligam para os pais da criança e pedem para buscar, para evitar que contamine as outras crianças que estão no local. E pedem para retornar após 24h sem os sintomas, mas claro que a avaliação deve ser feita caso a caso pelo pediatra da criança.
Carteira de Vacinação
A direção da creche exige que a cardeneta de vacinação das crianças esteja em dia? É exigido na hora da matrícula? De quanto em quanto tempo eles pedem uma versão atualizada?
Valor das mensalidades
Qual valor das mensalidades? Qual dia de vencimento? A creche possui algum convênio ou algum plano de descontos? Ex. a creche do Biel possui convênio com o trabalho do meu marido, logo temos um desconto de 5% e não pagamos a taxa de matrícula.
A creche fecha para férias? É necessário pagar esses meses também? A creche cobra taxa de matrícula anualmente? E taxa de material? tem creches que cobram é uma lista extensa e cara. Na creche do Biel não tem taxa de re-matrícula e nem taxa de material.

Share: