montagem4mes_MAISJU

Mesaniversário de quatro meses da minha delícia

Antes o Biel só virava quando colocado de bruços, agora ele vira o tempo todo. Se está de barriga para cima, vira e fica de bruços. Se está de bruços, vira e fica de lado ou barriga para cima! hehehe

Biel antes só levava a mão na boca, agora ele leva não só a mão na boca mas também alguns objetos. Exemplo dou um brinquedinho não mão dele, ele já tem coordenação para levar a boca. Também consegue pegar objetos que eu coloco em cima da barriguinha e leva a boca – fofo! Percebi que em alguns momentos ele tem muita aflição com a gengiva e tem horas que ele só acalma quando coloco algo na boca dele.

Ele já pega o pé também!! E descobriu o meu rosto! Quando estamos brincando ele já coloca sua mãozinha conscientemente no meu rosto e fica mexendo! Um carinho inconsciente que me faz morrer de amores. No outro dia ele estava mamando, parou, me olhou e esticou seu bracinho na direção do meu rosto e mexeu a mãozinha de forma descoordenada ♥

Há duas semanas eu postei sobre a primeira “birra” do Biel. Além disso, o padrão de sono do Biel mudou na última semana. Antes ele acordava uma vez por noite, ou no máximo duas vezes por noite, agora ele acorda três vezes, e uma vez chegou a quatro vezes. Conversando com uma amiga, ela me indicou um texto bem interessante sobre fases de crescimento/ desenvolvimento do bebê. Super me identifiquei com o texto!

12 semanas (quase 3 meses): o bebê descobre mais nuances da vida: nessa idade o bebê já pode enxergar todo um cômodo da casa, vira-se quando ouve sons altos, e consegue juntar suas mãos. Vai observar e mexer no rosto e cabelo dos pais e vai perceber que pode gritar. Depois do salto o bebê praticamente não vai mais precisar de apoio para manter a cabeça erguida. Como nos outros saltos, os pais são o porto seguro do mundo do bebê e ele se apoia nisso. Ele pode começar a reagir de maneira diferente fora de casa ou no colo de um estranho. Ao mesmo tempo que o bebê tem uma grande curiosidade em reparar no mundo que o rodeia, ele também é muito sensível às novidades e por isso se sente mais confortável e seguro nos braços dos pais.
19 semanas (4 meses e meio): por volta da 14ª. até a 17ª. semanas o bebê pode parecer mais ‘impaciente’. Esse é um dos saltos mais longos: dura cerca de 4 semanas, podendo porém se estender por até 6 semanas. O bebê chora mais, apresenta mudanças extremas de temperamento e quer mais atenção e colo. Consegue alcançar e pegar um brinquedo, sacudi-lo e colocá-lo na boca, passá-lo de uma mão para outra. Pode ganhar o primeiro dente. Os sons que o bebê emite se tornam mais nítidos e complexos, consegue fazer alguns sons como ‘baba’, ‘dada’. Tudo cheira, soa e tem gosto diferente agora. Dorme menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal quando está sendo amamentado. Depois desse salto o bebê vai poder virar de costas e de barriga para baixo, e vice-versa, se arrastar pra frente ou pra trás, olhar atentamente para imagens num livro; reagir ao ver seu reflexo no espelho e reconhecer seu próprio nome.
Esse é um dos saltos de desenvolvimento mais significativos e em que um maior número de mães costuma relatar alterações no sono. Provavelmente porque o padrão de sono parecia entrar num ritmo desde que o bebê nasceu, e essa alteração é vista como uma ‘regressão’, na qual o bebê tende a acordar bastante por algumas semanas enquanto está trabalhando no salto. E uma vez que esse salto está completo há somente 1 ou 2 semanas antes de começar a trabalhar no próximo (das 26 semanas), é um longo período de sono ruim e bebê irritado nesse estágio da vida.” (retirado do Guia do Bebê da UOL)

Algumas coisas do texto acima o Biel já faz desde o primeiro mês de vida, acho que o desenvolvimento de cada baby é diferente. Não acho que todos sejam iguais, nem a fase que as coisas acontecem. Mas é legal entender um pouco mais e saber que crescer, se desenvolver causa uma certa angustia na cabecinha deles.

Ah, este mês cortei o cabelo do Biel! Estava grande! Eu mesma cortei, achei que ele ficou ainda mais com rostinho de homenzinho.

Bielcabelocortado_maisju

Esse mês tivemos mais uma consulta com o pediatra, já comecei a tirar dúvidas sobre a ordenha de leite e quanto tenho que mandar para a creche, introdução da mamadeira e outras coisinhas! A consulta foi hoje (18/7) e neste mês Biel cresceu 3 cm e engordou cerca de 600g. Biel está pesando 7,040kg e 63cm.

Share: